terça-feira, abril 21, 2015

Liberdade de expressão

Liberdade - . Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem;

Libertinagem - No sentido de: devassidão; crápula; abstração dos princípios morais e éticos; não comprometimento com a realidade dos fatos.

A sociedade anda confundindo liberdade de expressão com libertinagem na expressão, esquecendo que todo direito de um indivíduo acaba quando ataca o direito de outros indivíduos, esquecendo que discriminação é crime e deve ser tratada como tal. Declarações de cunho preconceituoso não devem ser justificadas hasteando a bandeira da liberdade de expressão.
É simples, se você ameaça alguém verbalmente, suas palavras serão usadas contra você em um futuro processo, se você fala da vida de uma pessoa, faltando com a verdade, poderá ser acusado por calúnia e difamação. Se os meios de comunicação fazem isso, são prontamente processados. Isso é censura? Não! É compromisso com a verdade, a ética e a moral.
A liberdade de expressão é garantida pela constituição, assim como o direito de ir e vir, e a libertinagem na expressão é proibida por essa mesma legislação, assim como matar alguém.
A ética e a moral estão intrinsecamente ligadas nisto, uma vez que a questão passa a ser de conceituação entre certo e errado, porém a linha entre a liberdade de expressão e a libertinagem na expressão não é tão tênue assim. É certo ter um ponto de vista, expressar-se sobre ele, desde que esse ponto de vista não discrimine ninguém.
Discriminação é crime, declarações discriminatórias atacam o direito alheio, é perseguição, é julgamento, é rotular as pessoas apontando-lhe, não o dedo, mas palavras, que podem ter o peso muito maior.
Maquiar discriminação com a bandeira da liberdade de expressão é pra quem nunca sofreu com impedimento de expressar-se por pura discriminação. Dizer que não concorda com benefícios dados a A expondo seus motivos é válido, dizer que não se relacionaria com A porque A é verde, ou porque você foi privilegiado com melhor educação que A, é discriminação.
Utilizar a Bíblia para justificar o preconceito contra homossexuais é mais sem fundamento ainda. A Bíblia defende o sexo pra procriação, é verdade, mas todos nós fazemos sexo mais pelo prazer do que pela procriação. Então atire a primeira pedra aquele que só quer perpetuar a espécie, e que nem indiretamente busca o prazer no ato.
Temas polêmicos sempre terão repercussão ao serem levantados, principalmente por pessoas públicas, e é por isso que estas devem ter responsabilidade ao expressar-se, pois são formadores de opinião, e qualquer leviandade pode gerar manifestações maciças de violência, insuflando grupos sociais uns contra os outros, e daí para o holocausto, já sabemos que é um pulo. A sociedade não precisa de outro Hitler, muito menos no Brasil, ou você acha que não é fruto de uma miscigenação?

Autor: Renato Gomez
Funcionário Público, Graduado em Letras Português e Pós-Graduando em Pedagogia Empresarial, Mestrando em Estudos Literários, Pai, Poeta e Escritor


Nenhum comentário: