sexta-feira, agosto 01, 2014

Gazeta Valeparaibana - AGOSTO 2014

Bom dia caros leitores. Já está disponibilizada a edição de AGOSTO; em REVISTA para ser lida online pelo site e a versão em PDF para quem queira baixar e imprimir. Abaixo os dois links.
GAZETA VALEPARAIBANA, um jornal sem fins lucrativos democratizando a informação. Prestigie.

Resumo de matérias desta edição
- CADÊ SEU ESPELHO?
Por que será que aquilo que está em nós, insistimos em jogar, culposamente, nos outros?
Genha Auga
Leia a crônica: Página 2
- DIREITOS DA PERSONALIDADE E O RESPEITO À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
O efetivo reconhecimento dos direitos de personalidade sofreu sérios entraves técnico-jurídicos, vez que são direitos em que há confusão entre objeto e sujeito.
Fábio Vieira Figueiredo
Leia: Página 3
- 5 de agosto: DIA NACIONAL DA SAÚDE
Esse dia foi escolhido em homenagem ao grande médico, cientista, epidemiologista, sanitarista, e gestor público Oswaldo Cruz que nasceu em 05 de agosto de 1872. Quase 98 anos depois de sua morte, pesquisas apontam Oswaldo Cruz como o símbolo do médico e do cientista brasileiro.
Claudia Andreucci
Leia: Página 4
- Netiqueta, você tem?
Desde os primórdios da civilização, sabemos que o homem para viver em sociedade necessita de regras. Para evitar conflitos e divergências de todo tipo é que surgiram as normas jurídicas, as leis. Para que direitos básicos sejam resguardados, surgiu o Direito. Por direitos básicos, entendam, Direitos Humanos (fundamentais), garantidos e assegurados pela Constituição Federal. As regras básicas devem existir, para que se tenha uma coexistência pacífica, para que a vida em sociedade seja organizada, a fim de evitar conflitos e tensões.As regras fazem parte da nossa vida, e com a internet não é diferente.
Marlene Hildebrando
Leia: Página 5
- O ADVOGADO - A ADVOCACIA MUTAÇÕES E SITUAÇÃO ATUAL
Muito já falamos sobre a data de 11 de Agosto, dia da instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil, Dia do Advogado.Confessamos agora, que não há clima para uma análise profunda sobre o tema "Advogado"; o tempo é ruim, mas houve época muito pior, em que todas as celeumas surgidas em torno do advogado e da advocacia tiveram origem no descalabro em que colocaram o ensino do Direito, e isto é público e notório. A hora exige objetividade.
Tiberany Ferraz Santos
Leia: Página 6
- SUASSUNA FOI PRO CÉU
"Neste 23 de julho,
Suassuna foi pro céu.
A Compadecida, ao vê-lo,
fez o maior escarcéu:
"Eis que chega mais um cabra
que sempre amou bom cordel!"
Via: Cordéis Joseenses
Leia: Página 7
- POLUIÇÃO
Poluição pode ser entendida como qualquer alteração em um meio, de modo a torná-lo prejudicial ao homem e às outras formas de vida que este ambiente normalmente abriga, ou que prejudique um uso previamente definido para ele.
Claudia Andreucci
Leia: Página 8
- DE ESCOLA REPRODUTORA A ESCOLA TRANSFORMADORA
A criação da escola no Brasil está ligada estritamente ao desembarque dos jesuítas para “catequizar e domesticar” os índios.
Ivan Claudio Guedes e Omar de Camargo
Leia: Página 9
- DESENVOLVENDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DAS CRIANÇAS
Desenvolver a consciência ecológica nas pessoas é um dos grandes passos nos processos promovidos através da sustentabilidade
Via: Atitudes Sustentáveis.
Leia: Página 10
- FOLCLORE
No decorrer do século XIX cada região ou estudioso dava às tradições populares um nome que julgasse mais conveniente, até que, talvez incomodado com essa falta de sintonia nos estudos, o inglês Willian John Thoms no ano de 1846 usou num artigo para o jornal londrino O Ateneu um neologismo: criou o termo “FOLK-LORE”, usando duas palavras anglo-saxônicas, que usualmente se traduzem como saber popular ou conhecimento do povo.
Claudia Andreucci
Leia: Página 11
- Instrumentos de democracia participativa
Democracia é costumeiramente apresentado como um tipo de regime político. Geralmente, faz-se uma comparação entre democracia e suas vantagens ante a monarquia e a aristocracia, ficando seu conceito limitado a uma comparação entre regimes.
Fonte: TSE
Leia: Página 12
- ASPECTOS GERAIS DA "Lei do Consumidor"
Podemos afirmar que o consumo é parte fundamental do cotidiano humano. Independente da origem ou classe social, todos nós somos forçados eventualmente a consumir bens ou serviços em nossa trajetória de vida.
Marcel André Rodrigues
Leia: Página 13
- ATÉ QUE PONTO A TECNOLOGIA FAZ MAL NA INFÂNCIA?
Queimada, bets, futebol, amarelinha, pega-pega, esconde-esconde, polícia e ladrão.
Ráisa Guerra
Leia: Página 14
- 25 de AGOSTO - Dia do Soldado
"Canhões, baionetas e muito sangue. A Guerra do Paraguai já durava quatro anos. As tropas não estavam conseguindo passar a ponte do Ribeirão Itororó, para tomar a estrada para Assunção. No meio do campo de batalha surgiu um homem de 65 anos, mas em pleno vigor, montado a cavalo. "Sigam-me os que forem brasileiros."
Leia: Página 15
- GUINÉ-EQUATORIAL e a CPLP
Hoje, no dia em que em Maputo os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da CPLP recomendaram a adesão da Guiné Equatorial, Pedro Krupenski disse que nada mudou no país em termos de falta de respeito pelos direitos humanos.
Leia: Página 16



Nenhum comentário: